Consórcio: Tudo o que você sempre quis saber!

O Consórcio é uma “invenção” genuinamente brasileira e teve início na década de 60, com a instalação das primeiras fábricas de automóveis no Brasil. Havia uma grande quantidade de carros para serem vendidos, muitos compradores interessados, mas não havia oferta de crédito direto ao consumidor. Então, como adquirir o tão sonhado veículo?

A resposta veio de funcionários do Banco do Brasil, que tiveram a ideia de formar um grupo de amigos, com o objetivo de criar uma espécie de “poupança coletiva” para que, todos aqueles que participassem da arrecadação dos recursos, pudessem adquirir um automóvel. Eles se uniram e cada um contribuiu com uma parcela do valor do carro que, somadas, permitiriam a sua aquisição. Mas, de quem seria aquele primeiro veículo? A solução foi simples: sorteá-lo!

E foi assim que surgiu o Consórcio, mecanismo de concessão de crédito que vem batendo recordes de crescimento e se firmando como uma ótima opção de investimento.

Contudo, este ainda é um meio de aquisição de bens pouco conhecido no Brasil e que gera muitas dúvidas sobre o seu funcionamento. Mas, não se preocupe! Continue a leitura e tenha respostas para todas as suas perguntas!

O que é um Consórcio?

Você com certeza já deve ter participado das famosas “caixinhas” entre amigos, parentes ou colegas de trabalho, onde todos contribuem com um valor fixo de mês a mês – ou em outro período determinado – até todos terem seus “pontos” contemplados. Para muitas pessoas esta é uma forma eficaz de guardar dinheiro e planejar a compra de algo que se deseja no futuro.

O Consórcio funciona da mesma forma, ele é um sistema de compra planejada, baseada na união de pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A formação desses grupos é feita por uma Administradora de Consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, e eles têm prazo de duração e número de parcelas previamente determinados.

Contudo, diferente da “caixinha” onde você não tem nenhuma segurança sobre o seu funcionamento, no Consórcio você não precisa se preocupar com a inadimplência dos demais membros ou com a perda do poder de compra por falta correção no valor do crédito, pois todos esses detalhes estão previstos em contrato, devidamente registrado e legalizado. Assim, você não tem nenhuma perda e ainda conta com respaldo jurídico para resolver qualquer problema, algo que não acontece nas “caixinhas”.

Como funciona o Consórcio?

Ao contratar um consórcio, você é inserido em grupo de compradores, em que todos pagam uma parcela destinada a um fundo comum. O valor do bem ou serviço é diluído em um prazo predeterminado, e todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período, de modo que o total das parcelas pagas pelos consorciados a cada mês permita adquirir um ou mais desses bens.

Mensalmente (ou conforme estipulado em contrato), a administradora contempla uma ou mais cotas, por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado, até que todos sejam atendidos.

Estes sorteios acontecem nas reuniões da Assembleia Geral Ordinária, realizada em dia, hora e local informados pela administradora e com periodicidade prevista no contrato de participação. A maioria das Administradoras de Consórcio realizam as assembleias virtualmente, sem necessidade de sua presença. De acordo com a disponibilidade de recurso no fundo comum do grupo, um ou mais participantes serão sorteados para receber sua Carta de Crédito, no valor do plano a que aderiu, independentemente do número de prestações que tenha pago. O sorteio é uma ferramenta para definir qual consorciado irá receber o crédito naquela assembleia.

Além dos sorteios, a maioria dos planos de consórcios permite que você ofereça lances antecipando certo número de prestações. Se você der o maior lance, leva a carta de crédito.

Com a carta de crédito em mãos, você tem o poder de realizar a compra do bem à vista, podendo negociar descontos e muitas outras vantagens.

O que posso comprar através do Consórcio?

Com o consórcio você pode adquirir uma infinidade de produtos e serviços, como:

  • Automóveis
  • Caminhões
  • Motos
  • Tratores
  • Imóveis
  • Eletroeletrônicos
  • Máquinas e equipamentos
  • Serviços

Você poderá comprar qualquer bem que esteja no mesmo segmento definido no seu contrato, no fornecedor que escolher. Também é possível a constituição de grupos para aquisição de bens usados, por exemplo, no caso de imóveis, veículos, máquinas e equipamentos. É ou não é um bom negócio?

Quais as vantagens do Consórcio?

O Consórcio é uma modalidade econômica e flexível para aquisição de bens. Suas principais vantagens são:

  1. Baixo Custo: No consórcio as parcelas mensais e o valor final do bem são menores do que os financiamentos convencionais, pois não há cobrança de juros. Você paga adicionalmente apenas a taxa de administração e, se estabelecido em contrato, um fundo de reserva e/ou seguro. Estes valores são diluídos durante todo o plano escolhido.
  1. Diversidade de Planos e Parcelas: É você que define, antes da assinatura do contrato, quanto precisa para comprar o bem ou contratar o serviço desejado, o valor da parcela e decide também em quanto tempo deseja pagar as mensalidades. Isso possibilita o melhor planejamento da compra, de acordo com o recurso disponível em seu orçamento mensal e com o período em que deseja adquirir o bem.
  1. Liberdade de escolha: Ao ser contemplado, você poderá adquirir seu bem, em fornecedor, vendedor ou prestador de serviço que melhor lhe convier, sem interferência da administradora. É você que escolhe onde quer adquirir o seu “sonho”!
  1. Poder de compra à vista: a carta de crédito equivale à compra de um bem ou serviço à vista. É dinheiro na mão, mas que vai direto para o vendedor! Dessa forma, no momento da aquisição, você tem ainda o poder de negociação para conseguir benefícios e melhores preços!

Ainda ficou com dúvidas?

Consórcio não é nenhum bicho de sete cabeças, mas requer informação e orientação confiável! Por isto é sempre recomendável adquirir seu plano junto à uma administradora autorizada a funcionar pelo Banco Central e que esteja disponível para esclarecer todas as suas dúvidas!

Se você ficou com alguma interrogação sobre Consórcio, pode deixar a sua pergunta nos comentários que a gente responde!

Acreditamos que sonhar é o primeiro passo para grandes realizações

A Corretora Portal existe para ajudar pessoas a conquistar seus objetivos com segurança e tranquilidade

FAÇA SUA COTAÇÃO!
By | 2018-02-09T09:47:55+00:00 Fevereiro 9th, 2018|Consórcio|