5 Passos Infalíveis para Escolher o Plano de Saúde Ideal

As cenas das filas intermináveis nos postos de saúde, assim como as histórias que são relatadas diariamente nos telejornais sobre o caos dos hospitais públicos no país, têm feito com que mais brasileiros busquem a segurança de possuir um Plano de Saúde.

Em uma pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), o Plano de Saúde está em 3º lugar entre os itens de maior desejo do brasileiro, perdendo apenas para educação e moradia, e é considerado por 89% da população como algo de extrema importância.

Se você também faz parte desta estatística, mas ainda não possui um plano e não sabe como escolher, então este artigo é para você!

Continue a leitura e saiba tudo o que é importante para essa escolha!

Primeiro Passo: Escolha o tipo de Plano de Saúde

Os Planos de Saúde podem ter 3 tipos diferentes de contratação:

  • Individual/Familiar;
  • Coletivo por Adesão;
  • Coletivo Empresarial.

No Plano Individual/Familiar, você faz a contratação diretamente com a operadora que vende o plano; no Coletivo por Adesão, a sua associação profissional, entidade de classe representativa ou sindicato contrata o plano para você; já no Coletivo Empresarial, é através da sua empresa que você realiza a contratação.

É muito importante ficar atento a este ponto, pois para cada forma de contratação existem regras específicas que irão modificar o relacionamento com sua operadora.

Segundo Passo: Defina a área de abrangência

A abrangência geográfica de um Plano de Saúde define onde você deseja ser atendido. Desta forma, se você e sua família viajam com frequência talvez seja mais adequado considerar um Plano de Saúde que possua atendimento em todo o território nacional, ou até mesmo no exterior.

Contudo, se seu deslocamento pelo país é pouco ou restrito a algumas regiões, você pode escolher um plano com uma área de abrangência menor, limitada aos locais por onde você costuma transitar.

Terceiro Passo: Selecione a segmentação assistencial e cobertura

Para cada tipo de atendimento existe uma cobertura específica, que engloba uma série de procedimentos e eventos, isso é chamado de segmentação assistencial.Ou seja, se você deseja atendimento para consultas, exames, terapias, internação e parto, sua segmentação assistencial será a Cobertura Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia.

Sabendo disto, antes de contratar um Plano de Saúde, é preciso prestar atenção ao tipo de cobertura que atenda às suas necessidades.

Quarto Passo: Verifique a Rede Credenciada

Os Planos de Saúde possuem uma rede de hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde. Conhecer essa rede irá ajudá-lo a avaliar a qualidade e diversidade dos estabelecimentos de saúde oferecidos pelas operadoras, e se são adequadas ao que você deseja.

A ANS obriga a todas as operadoras de Planos de Saúde a divulgar e manter atualizadas a suas redes de prestadores em seus sites na internet. Não se esqueça de consultar!

Quinto Passo: Defina o tipo de acomodação

A internação hospitalar, nos planos que possuem este tipo de cobertura, pode ser feita em enfermaria, onde o paciente divide o espaço com outros e costuma ter o horário de visitas mais restrito; ou em apartamento particular, com mais privacidade, horário flexível de visitas e possibilidade de ter um acompanhante.

É importante ressaltar que o tipo de acomodação escolhida irá impactar diretamente no valor das mensalidades, sendo que os planos com acomodação do tipo enfermaria tendem a ser mais econômicos.

Pronto para escolher o seu Plano?

Após seguir todos os passos mencionados até aqui, você já estará pronto para fazer uma boa escolha. Contudo, muitas dúvidas ainda podem surgir no processo, por isto é importante contar com uma corretora de confiança, que forneça mais informações, ajude-o a comparar os planos disponíveis no mercado e a escolher aquele que melhor atende ao que você deseja.

Este artigo foi útil para você? Compartilhe nas suas redes sociais!

Acreditamos que sonhar é o primeiro passo para grandes realizações

A Corretora Portal existe para ajudar pessoas a conquistar seus objetivos com segurança e tranquilidade

FAÇA SUA COTAÇÃO!
By | 2017-12-05T09:46:23+00:00 agosto 24th, 2017|Saúde|