Carência de Planos de Saúde: Tudo o que você sempre quis saber

Uma das dúvidas mais comuns sobre os Planos de Saúde é o tempo de carência, ou seja, o tempo que você terá que esperar para começar a usar seu Plano de Saúde em um determinado procedimento.  

Esses prazos de carência são definidos no seu contrato de adesão, mas é a legislação de planos de saúde que determina o tempo máximo de carência que as operadoras podem exigir.  

Você também tem dúvidas sobre carência de Plano de Saúde? Para ter todas as suas perguntas respondidas é só continuar a ler nosso artigo! 

Quanto tempo eu preciso aguardar até poder ser atendido após contratar um Plano de Saúde? 

Conforme a ANS, os planos de saúde contratados a partir de 02 de janeiro de 1999 ou adaptados à lei podem exigir um período de carência de até: 

  • 24 horas para casos de urgência, acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional, e emergência, risco imediato à vida ou lesões irreparáveis; 
  • 300 dias para partos a termo, excluídos os partos prematuros; 
  • 24 meses para doenças e lesões preexistentes (quando contratou o Plano de Saúde, a pessoa já sabia possuir); 
  • 30 dias para consultas e exames simples; 
  • 180 dias para cirurgias, internações e exames de alta complexidade. 

Existem planos com limites menores de carência? 

Os prazos descritos acima são os limites máximos de tempo determinados pela legislação. Desta forma, a sua operadora pode estabelecer no contrato um tempo de carência menor que o previsto em lei, mas nunca um período de tempo maior! Se o Plano de Saúde oferecer uma diminuição nos prazos de carência, exija esse compromisso por escrito no contrato. 

O que fazer se eu precisar ser atendido para tratar de uma doença que já sabia ter quando contratei o Plano de Saúde? 

Ao contratar um plano, você deve preencher um formulário de declaração de saúde, onde irá informar as doenças e lesões preexistentes, que são aquelas que você já sabia possuir antes do momento da contratação. 

Sendo assim, você terá uma cobertura parcial temporária até cumprir dois anos de carência. Durante esse período, você poderá ser atendido para tratar dessas doenças, respeitadas as demais carências, exceto em caso de procedimentos de alta complexidade, leitos de alta tecnologia – CTI e UTI – e cirurgias relacionados diretamente à doença declarada. Para esses últimos casos, será preciso aguardar os dois anos.  

Ainda ficou com dúvidas? 

Contratar um Plano de Saúde não é nenhum bicho de sete cabeças, mas requer informação e atenção aos detalhes! Por isto é sempre recomendável adquirir seu plano junto à uma corretora de confiança e que esteja disponível para esclarecer todas as suas dúvidas!  

Se você ficou com alguma interrogação sobre carência, pode deixar a sua pergunta nos comentários que a gente responde! 

Acreditamos que sonhar é o primeiro passo para grandes realizações

A Corretora Portal existe para ajudar pessoas a conquistar seus objetivos com segurança e tranquilidade

FAÇA SUA COTAÇÃO!
By | 2017-12-05T09:46:17+00:00 setembro 1st, 2017|Saúde|